sexta-feira, 16 de abril de 2010

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE SÃO FERNANDO

Nos idos de 1872, o padre Francisco Rafael Fernandes fundou uma povoação às margens do rio Seridó. O povoado recebeu o nome inicial de Pascoal numa referência a serra com o mesmo nome localizada nas redondezas. Era um pequeno povoado e a maioria das pessoas era carente. O padre Francisco Rafael além de fundador do povoado, tornou-se o grande incentivador do seu crescimento, atuou como capelão, mudou o nome da povoação para São Fernando, e mais tarde as terras passaram a pertencer à família Fernandes. Naquele período, a família Fernandes era dominante e acabara de ordenar um dos filhos padre, que no momento recebeu de sua mãe, Isabel Maria de Araújo, a doação de uma quadra de terra para a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Patrocínio, santa de sua devoção e padroeira daquela localidade. Após a construção da capela o padre da família Fernandes assumiu suas funções sacerdotais.

Em 1886 chamava-se Distrito de Paz, assim permanecendo até 1953 quando foi elevada a categoria de vila do município de Caicó e, em 1954 passou a distrito administrativo, permanecendo sob esta condição até 31 de dezembro de 1958, quando através da Lei nº 2.333 desmembrou-se de Caicó passando a chamar-se São Fernando.

O município de São Fernando foi instalado no dia 16 de janeiro de 1959, com a posse do primeiro prefeito, o senhor JUVENAL MEDEIROS, nascido no sítio Cavalcante, atualmente neste município de São de Fernando, filho do casal Juvenal das Chagas Teixeira Campo Verde e Martiniana Benigna das Virgens. Estudou no Grupo Escolar Senador Guerra, em Caicó, viajando a cavalo todos os dias. Ingressou na política por intermédio do Senhor Dinarte Mariz de quem sempre mereceu grande amizade, o qual o nomeou prefeito interino do recém município, passando o cargo para o senhor ELIAS FERNANDES, primeiro prefeito constitucional de São Fernando que governou o município de 8 de dezembro de 1959 a 31 de março de 1963

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.